No próximo dia 04 de janeiro de 2026, nossa Paróquia celebrará com alegria a Solenidade da Epifania do Senhor, nas missas das 8h30, 10h30 e 18h, um momento especial em que recordamos a manifestação de Jesus a todos os povos, representada pela visita dos Reis Magos guiados pela estrela.
Durante as celebrações, também será realizada a tradicional Bênção do Giz, um sinal de fé e proteção para os lares cristãos. O giz abençoado é levado para casa e utilizado para marcar a porta com a inscrição 20 + C + M + B + 26, invocando a bênção de Cristo sobre a família e lembrando que Jesus deseja habitar em cada lar.
As letras “C”, “M” e “B” representam Christus Mansionem Benedicat – “Cristo abençoe esta casa”, e cada letra é intercalada com uma cruz. A sigla “CMB” também era entendida como representando os três reis magos: Gaspar/Caspar, Melchior e Baltazar e interpretado como uma forma de receber os magos em nossa casa.
Rito de Benção da Casa
Todos se reúnem na porta da casa pelo lado de dentro. Recitam então o Salmo Responsorial da Missa do dia, nesta ocasião o Salmo 71(72), com o pai ou a mão lendo os versículos e todos respondendo o responsório:
As nações de toda terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
Após, todos acendem as velas e carregam nas mãos, e recitam juntos:
Uma criança é nascida em Belém, aleluia!
Com plena alegria canta Jerusalém, aleluia, aleluia.
Do Oriente viram a estrela, aleluia,
e os santos reis vem de longe, aleluia, aleluia.
Em seguida, o pai da família ou algum responsável, lê o Evangelho da Missa da Epifania (Mt 2,1-12)
Terminado de proclamar o Evangelho, recitam todos a antífona:
Do Oriente vieram os Magos a Belém para adorar o Senhor, e abrindo os seus tesouros ofereceram presentes caros: ouro para o Grande Rei, incenso para o verdadeiro Deus, e mirra em símbolo de seu enterro, aleluia!
Por cima da porta da casa, do lado externo, o pai ou algum responsável escreve com giz:
20 + C + M + B + 26
Após ter feito na porta a inscrição, o pai ou algum responsável recita a seguinte oração:
Oremos. Senhor Deus do Céu e da Terra, que revelastes o vosso Filho Unigênito a todas as nações com o sinal de uma estrela: abençoai esta casa e todos os que nela habitam.
Enchei-os com a luz de Cristo, e que o nosso amor pelos outros reflita o vosso amor. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.
Amém.
O pai ou algum responsável asperge a porta da casa com Água Benta.
Abençoada a porta, o pai ou algum responsável recita a oração:
P: O nosso auxílio está no nome do Senhor.
T: Que fez o Céu e Terra.
P: O Senhor esteja convosco.
T: E com teu espírito.
Oremos. Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no Céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Todos rezam juntos:
Oração do Pai Nosso
Oração da Ave Maria
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre.
Amém
A Epifania nos convida a renovar nossa fé, a abrir as portas do coração para Cristo e a reconhecer Sua presença em nossa vida cotidiana. É um chamado à esperança, à unidade e à vivência do Evangelho em família.
Convidamos toda a comunidade a participar deste momento de oração e bênção, trazendo suas famílias para celebrar juntos a presença do Senhor que se revela e caminha conosco.


